Coleccionismo de Mega Drive

INTRODUÇÃO

Muitos de nós, que estão atualmente na faixa dos 20-30 anos, têm memórias vívidas da infância com a Mega Drive. A presença marcante da SEGA em Portugal nos anos 90 foi tão forte que, mesmo com o lançamento da Playstation, Nintendo 64 e até mesmo a própria Saturn, a Mega Drive continuava a vender consoles e jogos, consolidando seu estatuto de rainha em terras lusas.

Embora não diminuindo o mérito e o valor de outras empreitadas da SEGA, a Mega Drive foi, sem dúvida, o auge da empresa, aprendendo com os primeiros passos dados pela Master System e elevando ainda mais o nível. Esse sistema passou por revisões de hardware, teve add-ons, acessórios e, acima de tudo, uma biblioteca de jogos que fazia qualquer fã de videogame salivar, a ponto de ser a primeira vez em que a Nintendo teve uma concorrência à altura, levando a uma disputa acirrada na famosa “console war”.

Portanto, não é surpresa que, nos dias de hoje, a Mega Drive seja uma plataforma de eleição para muitos colecionadores, especialmente os portugueses, e muitos a escolhem como sua primeira incursão no mundo do colecionismo. A alta demanda, combinada com uma oferta razoável em quantidade e alguns casos especiais, faz com que o panorama do colecionismo da Mega Drive apresente algumas características particulares que serão exploradas neste artigo.

Sega-Mega-Drive-Genesis-PAL-NTSC
Mega Game II

SÓ EM PORTUGAL

Mega Game II – A Mega Game II era uma versão autorizada pela SEGA da Mega Drive II, distribuída em Portugal pela Ecofilmes. A console era praticamente idêntica à “original”, com algumas diferenças no botão de energia, nos controles (na Mega Game II eram de 6 botões e de qualidade um pouco questionável) e no bloqueio de região (havia relatos de 3 situações diferentes: as “normais” que liam cartuchos da Mega Drive como qualquer outra, as que não tinham bloqueio de região e liam jogos europeus, americanos e japoneses, e as que possuíam um interruptor para alternar entre regiões). Além disso, todas as informações na caixa da console estavam em português e ainda anunciava o grande jogo daquele ano: Dragon Ball Z (do qual falarei a seguir).

Dragon Ball Z da Ecofilmes – Na mesma época em que a Mega Drive estava em seu auge de popularidade, havia uma série de TV que desfrutava de um status semelhante ou até superior entre as crianças: Dragon Ball. Percebendo isso, a Ecofilmes, empresa responsável pela distribuição de produtos SEGA em Portugal, decidiu importar o jogo baseado nessa série, que já existia para a Mega Drive no Japão. Como o jogo era japonês e o cartucho não era compatível com as consoles europeias, eles adicionaram um cartucho Mega Key III, que permitia jogá-lo sem problemas. A capa também foi alterada pela própria Ecofilmes, que decidiu utilizar a do filme em VHS que circulava em Portugal, criando assim um objeto único no cenário da Mega Drive, exclusivo do nosso país. Mais tarde, quando o jogo foi localizado para a França, eles começaram a importar essa versão com o subtítulo “L’Appel Du Destin”, economizando na inclusão das Mega Keys e reduzindo um pouco a barreira linguística (embora, para as crianças que jogavam o jogo, francês e japonês fossem a mesma coisa…).

Também era comum em Portugal, graças à “inventividade” (vamos chamar assim) da Ecofilmes, encontrar outros casos únicos, como jogos com cartuchos e manuais do Genesis, ou seja, versões americanas, com a inclusão de manuais em português muitas vezes digitados à máquina de escrever e fotocopiados, e até outras peculiaridades, como a existência de uma versão da etiqueta azul no cartucho do Streets of Rage II ou a capa com a barra lateral azul do jogo World Class Soccer, coisas que não eram comuns.

Dragon Ball game

OS JOGOS
CLÁSSICOS:

Sonic the Hedgehog – a eterna mascote da SEGA e um dos jogos mais icônicos do console. Sua jogabilidade excelente e extremamente rápida, trilha sonora e diversão pura marcaram fortemente essa geração com o ouriço.

Streets of Rage – um jogo de luta que elevou o nível do gênero, competindo e, para muitos, superando o Final Fight da rival SNES. Destaca-se a incrível trilha sonora criada pelo lendário Yuzo Koshiro.

Golden Axe – mais um jogo de luta que, depois de fazer sucesso nos fliperamas, se juntou à fantástica biblioteca do Mega Drive. Apresentou alguns elementos pouco utilizados no gênero, ou até mesmo únicos, como o uso de armas e a possibilidade de montar criaturas.

Revenge of Shinobi – um jogo de plataforma de ação em que controlamos um ninja altamente treinado em sua especialidade, confrontado com ambientes e adversários desafiadores.

Comix Zone – impressionante graficamente, com jogabilidade espetacular e um ambiente fantástico. Era um sonho se tornar Sketch Turner e percorrer as vinhetas de uma história em quadrinhos lutando contra monstros desenhados por um super-vilão.

Outros exemplos de clássicos – Mortal Kombat, Vectorman, Gunstar Heroes, Rocket Knight Adventures, Aladdin, Castle of Illusion, Quackshot, Dynamite Headdy, World of Illusion, Flashback, Ecco the Dolphin, Desert Strike, Lion King, Toy Story, Micro Machines, TMNT Hyperstone Heist, Shining Force, Kid Chameleon, NBA Jam, Strider, Earthworm Jim, Street Fighter II Champion Edition, Eternal Champions.

JOGOS RAROS

Tetris – embora a Nintendo detenha os direitos do Tetris, a SEGA também tentou lançar uma versão. Por causa disso, a Nintendo forçou o cancelamento do lançamento, tornando as poucas cópias que escaparam extremamente difíceis de encontrar.

Megaman: The Wily Wars – o único título da série Mega Man lançado para o Mega Drive, é uma compilação de remakes dos três primeiros jogos da série. Foi lançado apenas na Europa e no Japão em números muito limitados, tornando-o um dos jogos mais raros para o Mega Drive nos dias de hoje.

Fatal Fury 2 (PAL) – estamos falando aqui da versão PAL deste jogo, pois existe uma versão NTSC americana muito mais comum. Esta versão foi lançada apenas na Austrália, que, por mais estranho que pareça, também faz parte da região PAL.

Daze Before Christmas – mais um jogo exclusivo da região PAL e, mais uma vez, acredita-se que seja da Austrália também. É um jogo com tema de Natal bastante genérico, mas devido ao seu número muito limitado de cópias lançadas, acabou se tornando uma raridade.

World Championship Soccer 2 (capa azul) – embora o jogo seja relativamente comum em sua versão “normal”, esta com a capa azul tradicional dos jogos dos últimos anos do Mega Drive e uma imagem ligeiramente diferente apareceu estranhamente em alguns lugares (incluindo Portugal). Mais uma vez, sua escassez de números foi determinante para torná-lo um jogo.